Doenças do labirinto: tratamentos e diagnóstico

O labirinto é uma estrutura interna do ouvido responsável pela audição e por conferir equilíbrio. Alterações no labirinto podem desencadear doenças que afetam o equilíbrio e a audição dos pacientes.

As doenças do labirinto podem afetar tanto adultos quanto crianças. Entre os principais sintomas das doenças relacionadas ao labirinto estão: tontura ou desequilíbrio, vômitos ou náuseas, sensação de ouvido tampado e sudorese.

Apesar de a labirintite ser a doença do labirinto mais conhecida, existem outras doenças, como:

- Doença de Meniére: é caracterizada pelo excesso da quantidade de líquido no ouvido interno, o que causa aumento da pressão, levando a sintomas como: vertigem, zumbido, náuseas e vômitos.

- Cinetose: conhecida popularmente como enjoo em movimento, é uma doença caracterizada pela incompatibilidade e dificuldade do labirinto em processar diferentes informações, como por exemplo: sensação de enjoo ou vertigem em viagens de avião, carro ou ônibus.

- VPPB (Vertigem Posicional Paroxística Benigna): é caracterizada por pequenas sensações de vertigem, causadas pelo desprendimento de pequenos cristais no labirinto.

- Neurite Vestibular: é caracterizada por uma inflamação no nervo vestibular, entre os principais sintomas estão: forte vertigem, náuseas e dificuldade de equilíbrio.

Existem diversas substâncias que podem agravar os sintomas das doenças do labirinto, como:

- Café;

- Chocolate;

- Chá;

- Bebidas alcóolicas;

- Hipertensão;

- Diabetes.

Por isso é importante reduzir o consumo dessas substâncias se você for diagnosticado com alguma doença do labirinto ou se apresentar sintomas como tontura, desequilíbrio ou náuseas.

Como foi dito anteriormente, apesar de a labirintite ser a doença mais conhecida, existem outras doenças do labirinto, dessa forma, é importante consultar um otorrinolaringologista para que ele realize o diagnóstico certo e indique o melhor tratamento para o seu caso.

É importante realizar exames físicos e complementares para que possam atuar de forma eficiente no tratamento da doença.

Os tratamentos variam entre medicamentos, exercícios e manobras, variando de acordo com a causa da tontura.

Se você notou sintomas como tontura, náusea e diminuição na audição, entre em contato com a nossa equipe para agendar uma consulta.

Doenças do labirinto: tratamentos e diagnóstico