HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h
Sábado, das 8h às 12h

Saiba quais são os exames que atuam no diagnóstico das doenças do labirinto

Você sente tontura ou vertigem com frequência? Principalmente quando anda de carro ou ônibus? As doenças relacionadas ao labirinto possuem muitas causas, por isso é essencial realizar um diagnóstico preciso.

Alguns dos principais exames recomendados para o diagnóstico das doenças do labirinto são: audiometria e exame otoneurológico.

A audiometria é um exame realizado sempre que o paciente apresenta queixa auditiva, zumbido ou tontura. O procedimento avalia de forma individualizada cada paciente, possibilitando caracterizar e quantificar a perda de audição.

Para realizar o exame, o paciente é colocado dentro de uma cabine acústica com um fone de ouvido específico. Durante o procedimento, o especialista emite estímulos sonoros e, em alguns casos, é feita uma avaliação oral, em que o paciente deve repetir as palavras ditas pelo profissional.

Já o exame otoneurológico, também conhecido como exame da labirintite, é um procedimento que avalia o labirinto, órgão responsável pelo equilíbrio corporal. É indicado sempre que há queixa de instabilidade corporal, vertigem, tontura, zumbido ou alterações auditivas.

Neste exame, os labirintos são estimulados separadamente por meio de leves jatos de ar no conduto auditivo externo.

Além desses exames, em alguns casos, a realização de exames de sangue também é indicada, já que alterações metabólicas também podem causar tontura.

É essencial consultar um especialista para realizar um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento.

Entre em contato com a nossa equipe para agendar sua consulta.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.